Página inicial > Últimas Notícias > Abertas as inscrições para o mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFPA)

• Publicado: Terça, 18 de Outubro de 2022, 09h26
  • Última atualização em Terça, 18 de Outubro de 2022, 09h26

imagem sem descrição.

Até 22 de novembro de 2022, os interessados a se candidatar no Processo Seletivo do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) poderão se inscrever para concorrer a uma das 22 vagas ofertadas pelo Polo IFPA, sendo 11 destinadas para ampla concorrência e 11 a servidores do IFPA. A seleção será feita por meio do Exame Nacional de Acesso (ENA), marcado para fevereiro de 2023. Clique aqui e inscreva-se.

A prova vai abranger conhecimentos sobre as bases conceituais e históricas da Educação Profissional e Tecnológica; metodologias de pesquisa; e teorias e práticas de ensino e aprendizagem. Confira aqui a bibliografia para se preparar ao Exame Nacional.

O ProfEPT é um Programa de Pós-Graduação em rede nacional, coordenado pelo Instituto Federal do Espírito Santo, contando com mais de 39 instituições associadas em todo o País. Para 2023, são ofertadas 1.006 vagas. O objetivo do mestrado é proporcionar formação, visando tanto a produção de conhecimento quanto o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho ao conhecimento acadêmico.

O Programa é composto por duas linhas de pesquisa:

Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)

Trata dos fundamentos das práticas educativas e do desenvolvimento curricular na Educação Profissional e Tecnológica, em suas diversas formas de oferta, com foco nas estratégias transversais e interdisciplinares, que possibilitem formação integral e significativa do estudante, sustentados no trabalho como princípio educativo e na pesquisa como princípio pedagógico, em espaços formais e não formais. Considera também as questões relacionadas à Educação de Jovens e Adultos, à Educação Indígena, à Educação e Relações Étnico-raciais, à Educação Quilombola, à Educação do Campo, às Questões de Gênero e à Educação para Pessoas com Deficiências (PCDs) e sua relação com as diversas práticas do mundo do trabalho.

Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)

Trata dos processos de concepção e organização do espaço pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica, com foco nas estratégias transversais e interdisciplinares que possibilitem formação integral e significativa do estudante, sustentados no trabalho como princípio educativo e na pesquisa como princípio pedagógico, em espaços formais e não formais. Considera, também, a construção temporal, através dos estudos de memória da Educação Profissional e Tecnológica, que ao longo do tempo, vem configurando os processos de ensino e de organização de seus espaços pedagógicos.

CLIQUE AQUI E LEIA O EDITAL NA ÍNTEGRA