Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > MEC Conecta lista cursos superiores de todo o País
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

MEC Conecta lista cursos superiores de todo o País

  • Publicado: Segunda, 19 de Fevereiro de 2024, 11h14
  • Última atualização em Segunda, 19 de Fevereiro de 2024, 11h14

Para promover o conhecimento sobre o ensino superior e auxiliar os estudantes no processo de escolha do curso de formação, o Ministério da Educação (MEC) lançou, recentemente, o MEC Conecta. Nele, são fornecidos dados sobre as instituições de ensino superior (IES), as áreas de atuação, os cursos de formação e as formas de ingresso em todo o território nacional. 

A interface da plataforma apresenta, logo de cara, um mapa do Brasil com vários pontos luminosos, que representam locais com uma ou mais IES. Ao clicar em cada um dos pontos, é possível identificar quais instituições são correspondentes à região e conhecer cada uma delas mais detalhadamente. Além dessa opção de visualização por mapa, ao selecionar o ícone esquerdo na parte inferior da página, é possível navegar pelo sistema por meio de listas. 

A fim de facilitar a pesquisa dos estudantes, dos professores e da comunidade geral, o MEC Conecta conta com três filtros de pesquisa: Área, Curso e Estado. O primeiro agrupa as áreas do conhecimento em 11 subdivisões e permite ao usuário selecionar um campo de interesse e ver em quais instituições de ensino ele é ofertado. Para fazer uma busca mais direta, é possível filtrar pelo curso de formação específico, dentre todos os existentes na plataforma. Por fim, o último filtro é utilizado para mostrar quais são as IES presentes no estado, sem fazer distinção de área ou curso. 

Áreas do conhecimento – A plataforma divide as áreas nos seguintes grupos: agricultura, silvicultura, pesca e veterinária; artes e humanidades; ciências sociais, comunicação e informação; ciências naturais, matemática e estatística; computação e tecnologias da informação e comunicação (TCIs); engenharia, produção e construção; saúde e bem-estar; educação; negócios, administração e direito; serviços; e programas básicos. 

Cada um dos grupos está detalhado com uma breve explicação do que se trata a área do conhecimento e de quais cursos estão abrangidos dentro da divisão, bem como do número de vagas e das instituições de ensino que as ofertam. 

Construa com a gente – O MEC Conecta está na versão beta e pede a colaboração de todos para o aperfeiçoamento do serviço. Assim, por meio da aba “Construa com a gente”, estudantes, professores e o público em geral poderão registrar sua opinião sobre navegabilidade, design e conteúdo, além de dizer quais informações gostariam de ver na plataforma. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sesu  

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->